Como pedir Reembolso na Hotmart?

Saiba aqui nesse guia fácil e descomplicado

Ok, ninguém gosta de ficar pedindo reembolso, mas às vezes o produto (físico ou curso) que recebemos é tão ruim, que não tem jeito: precisamos pedir o dinheiro de volta.

Por isso é importante conhecer bem o produto ou o produtor antes de comprar e não ficar acreditando em promessas mirabolantes tipo: “fique milionário em 1 semana” ou “torne-se phD do dia para a noite”. Isso é certamente a receita certa para ser enganado.

Mas se você comprou um curso pela Hotmart que não era nada daquilo que pensava então aqui nesse guia rápido e descomplicado você vai saber como pedir seu Reembolso. Vamos lá?

Como pedir reembolso na Hotmart?

1- Certifique se ainda está na Garantia

Sim, os cursos vendidos na Hotmart possuem uma garantia incondicional que a própria plataforma dá.

Geralmente esses prazos são definidos a critério do próprio produtor do curso, que pode decidir se dá 7 dias, 15 dias, 30 dias ou até mais dias de garantia.

De qualquer forma, o prazo mínimo de Garantia, para todos os cursos na Hotmart, é de 7 dias.

Geralmente na hora de comprar o anúncio, a página de vendas ou próprio dono do curso avisa e explica qual é o prazo.

Porém, é bom sempre “confiar desconfiando”, pois já vi casos em que o produtor dizia que a garantia era de 30 dias, quando na verdade a garantia real era o prazo mínimo (7 dias).

Como pedir reembolso na Hotmart?

Para saber qual é o prazo do seu curso, vá em “Minas Compras” e procure o seu curso.

Depois clique para ver os Detalhes da compra, e procure pelo Prazo de reembolso.

Pode ser que no momento que você esteja lendo esse artigo o Layout do site da Hotmart tenha mudado, então não fique muito preso à imagem.

Qualquer dúvida, fale pelo chat da plataforma ou envie um e-mail (se der tempo). Mas de qualquer forma é só procurar com calma e atenção que com certeza você vai achar a informação.

2- Vá na página de Reembolso

Caso esteja ainda dentro do prazo de Garantia para pedir o reembolso, então é bem fácil.

Vá na página de Reembolso da Hotmart, que, no momento é nesse endereço: https://refund.hotmart.com

Pode ser que no moment que você leia esse artigo, esse endereço tenha mudado.

Mas é fácil de achá-lo, peça no chat da Hotmart, ou procure no Google, ou na Central de Ajuda da própria Hotmart, que certamente você vai encontrar o endereço atualizado.

3- Insira o Número da Transação e o seu email

O número da transação é basicamente o número gerado pela sua compra dentro da Hotmart.

Encontrar ele é bem fácil, na verdade é no mesmo local que você verificou o prazo de Garantia.

Vá em “Minhas Compras”, procure pelo curso e clique para ver os Detalhes da Compra.

O número de transação começa com 2 letras e depois seguido por números, tipo: “HP00000000000001”. Veja na imagem abaixo um exemplo;

Como pedir reembolso na Hotmart?

Você vai ter que colocar o seu email também.

É o email usado na hora da compra e que você usa para fazer login na Hotmart ou acessar sua Área de Membros do curso que comprou.

4- Complete com outras informações

Depois então a Hotmart te pedirá uma verificação de segurança, que pode ser a sua senha de Login.

Em seguida ela lhe perguntará o motivo pelo qual está pedindo reembolso.

Nesse ponto você não precisa dar muitas explicações, coloque uma resposta curta do tipo: “O curso não atendeu as minhas necessidades e expectativas ao comprá-lo”.

Essa resposta não te tirará o direito de pedir o reembolso. Esse direito é seu por no mínimo 7 dias e nada pode tirá-lo. O risco era todo da Hotmart e do dono do curso, Então não precisa ficar com medo da resposta, apenas coloque algo que faça sentido para você e pronto.

Depois, em seguida, pode ser que a Hotmart te peça para checar as informações e pedir algum feedback, onde você também é livre para colocar aquilo que faz sentido para você.

E pronto! Você pediu o seu reembolso.

Agora é só esperar o prazo, que geralmente é de 1 semana para a Hotmart finalizar a solicitação e efetuar a devolução do valor para você.

Como pedir reembolso na Hotmart?

5- E se eu comprei com outra forma de pagamento?

É importante observar que cada forma de pagamento usada na hora da compra tem um método e um prazo de reembolso específico.

Por exemplo, as compras no cartão de crédito, o reembolso vai aparecer na fatura atual ou na próxima.

Se a compra foi feita por Pix, o reembolso ocorrerá na conta de origem do Pix.

Se a compra foi feita por Boleto, o reembolso ocorrerá na conta bancária que você informou.

Se você usou uma outra forma de pagamento, não se preocupe que cada uma delas tem uma forma certa pro processo ocorrer.

Em caso de dúvidas sobre isso, você pode visitar a Central de Ajuda da Hotmart, ou entrar em contato diretamente com o Suporte da Hotmart que eles vão te informar facilmente sobre isso.

6- E os planos de Assinatura, também têm reembolso?

Os cursos por Assinatura são quando você faz um pagamento, depois ele é renovado dentro de um prazo que pode ser anual, mensal, etc.

Fique atento, pois no caso da compra original (o primeiro pagamento), você pode pedir o reembolso da forma que falamos acima.

Mas no caso das renovações, existe um “acordo” entre as plataformas, os cartões e as operadoras que pode dificultar para você conseguir o dinheiro de volta.

Então no caso de renovações, é importante você CANCELAR a sua assinatura antes da data de renovação (mesmo que seja um dia antes).

Dessa forma, o valor não será cobrado de você e você não terá esse ônus.

Para fazer o Cancelamento é no mesmo local onde você viu o prazo de garantia e o código de transação, ou seja, vá em “Minhas Compras”, procure o curso em questão e clique para ver os Detalhes.

Procure nos Detalhes, que você encontrará um botão para Cancelar a sua assinatura.

Novamente, qualquer dúvida, procure a Central de Ajuda ou o Suporte da plataforma.

7- E se o prazo de Garantia expirou?

Bom, nesse caso, o reembolso pode ser mais difícil de conseguir.

Se você comprou com cartão de crédito, pode ser que ligando direto na Operadora do Cartão e contestando a compra, você consiga o reembolso de forma mais rápida.

Agora em caso de outras formas de pagamento, como Pix, Boleto ou outras, pode ser bem mais complicado e não temos uma fórmula pronta para isso.

O primeiro caminho é contatar diretamente o produtor. Mas nesse caso, muitas vezes a única forma de contato informada é o email e eles podem ou não responder.

Você pode procurar ele pelas redes sociais (facebook, instagram, youtube etc) e mandar uma mensagem e tentar negociar com ele uma forma de reembolso.

Mas ele pode alegar que o prazo de garantia está expirado, e aí pode ser que a resolução do problema não seja amigável.

Outros caminhos possíveis é entrar em contato com o seu banco ou a plataforma pela qual fez o pagamento e falar com o suporte deles.

Por fim, você poderia procurar seus direitos legais junto a um advogado e abrir uma contestação judicial.

Mas pense bem, será que vale mesmo a pena? Será que não te trará mais prejuízo essa opção?

Enfim, por isso o mais importante é estar atento ao seu prazo de garantia, pois aí o Reembolso é fácil e garantido.

E claro, antes de tudo, escolher bem e não cair em promessas mirabolantes antes de efetuar a sua compra.